develop own website
Mobirise

O desafio da gestão eficiente para gerenciar atividades na avicultura

10 de Janeiro de 2015 - Gestão eficiente, como redução de custos e melhoria dos indicadores operacionais, é uma busca incessante das empresas de todas as áreas de atuação. Mas será que há conhecimento efetivo do real significado de gestão eficiente? No dicionário, eficiência está relacionada a quem que desenvolve alguma coisa (trabalho ou tarefa), de modo correto e sem erros, obtém ou ocasiona resultado esperado, que alcança bons resultados com mínimo de desperdício.

Portanto, eficiência, na produção, significa garantir a velocidade necessária sem abrir mão da qualidade, para que não haja necessidade de retrabalho. E, para alcançar essa gestão eficiente, a empresa deve estar atenta ao seu desempenho organizacional. Ou seja, é preciso que a alta administração tenha controle pleno de tudo o que acontece, seja no micro ou macroambiente.

O gestor deve ter em mente que a busca pela excelência é contínua – o mercado não permite descuidos com relação à qualidade do produto oferecido, mas, ao mesmo tempo, não quer pagar mais por isso. Dessa forma, se justifica a necessidade de um rígido controle de processo produtivo, com indicadores nas várias fases do processo, para garantir uniformidade do início ao fim.

Nesse sentido, inovação é a palavra de ordem para garantir a diferenciação no mercado. E, para inovar, é necessário que a empresa tenha velocidade na tomada de decisão que, por sua vez, deve ser amparada por informações gerenciais precisas e, portanto, confiáveis.

De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA, no Brasil, a avicultura emprega mais de 3,6 milhões de pessoas, direta e indiretamente, e responde por quase 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. A importância social da avicultura no Brasil se verifica também pela presença maciça no interior do País, principalmente nos Estados do Sul e Sudeste. Em muitas cidades, a produção de frangos é a principal atividade econômica.

A avicultura no oeste catarinense vem se destacando constantemente devido à elevada procura pela carne de frango, tanto para o consumo interno, como para exportação. No entanto, para que essa atividade seja sustentável é preciso que a mesma seja viavelmente econômica, social e ambiental, pois isso garantirá a permanência do homem no campo, assim não, comprometendo a produção e a subsistência das gerações futuras. Para isso, é necessário efetuar melhorias contínuas na renda através de tecnologias apropriadas e usar um sistema de gestão eficiente.

A boa notícia é que há no mercado diversas ferramentas que auxiliam as empresas de aves a melhorar o seu modelo de gestão. A dica é extrair o melhor dessas ferramentas, de forma a desenvolver um modelo próprio de gestão, de acordo com as particularidades e recursos disponíveis de cada organização. O mais importante é que esses processos sejam utilizados de forma integrada entre todas as áreas e não caminhem individualmente.

Porém, o maior desafio não é desenvolver um bom planejamento, mas colocá-lo em prática. Para isso, é preciso ajuda de especialistas. A CS Compusoftware desenvolve soluções para propriedades de avicultura e tem know-how na atividade, podendo auxiliar as empresas nesse processo com soluções que permitem transformar o negócio de forma integrada, fornecendo informações precisas em tempo real. Esse processo garante agilidade no compartilhamento de informações com a alta direção e respostas rápidas às oscilações do mercado, colaborando para a redução de custos e excelência produtiva.